Newsletter

Conheça as novidades da Raríssimas em primeira mão!
Fique a conhecer as nossas novidades raras e saiba como poderá contribuir para o sucesso dos nossos projetos.

Ação
Recomenda a um amigo

Ajude-nos a chamar a atenção para esta causa!

 

A Casa dos Marcos é o maior projeto da Raríssimas.

Localizada na Moita, em terreno gentilmente cedido pela Câmara Municipal da localidade, inaugurada a 25 de Novembro de 2013 pela Madrinha da Rarissimas e Primeira-Dama de Portugal Sua Excelência Dr.ª Maria Cavaco Silva e por  Sua Excelência Reverendíssima  D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal. 

Imaginada por um menino raro, que um dia desenhou uma casinha amarela, o projeto da Casa dos Marcos foi pensado ao pormenor para atender às necessidades específicas de todos os outros “Marcos” do nosso país.

 

A Casa dos Marcos, o primeiro Centro de Recursos em Doenças Raras em território nacional, foi pensada para oferecer uma resposta necessária e até aqui inexistente, não obstante a Rede Nacional de Centros de Referência ter sido considerada uma prioridade no Programa Nacional para Doenças Raras, em 2008 e o reconhecimento dos doentes portadores de patologia rara como grupo vulnerável.

A Casa dos Marcos possui um modelo assistencial pioneiro em Portugal e na Europa, integrando valências sociais e de saúde num único edifício, totalmente acessível a pessoas com deficiência. No âmbito das valências sociais, a Casa dos Marcos possui um Centro de Atividades Ocupacionais, um Lar Residencial e uma Residência Autónoma.

No domínio da saúde, destacam-se a Unidade Clínica de Ambulatório, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados e o Centro de Desenvolvimento e Reabilitação, que inclui um serviço de Intervenção Precoce. Incluem-se ainda outras valências como a sala de Snoezelen, a helpline Linha Rara, a Unidade de Investigação e o Departamento de Formação.

Pelo know-how acumulado ao longo dos últimos três anos de atividade diária, trabalhando exclusivamente com portadores de patologia rara e com equipas de profissionais de saúde maioritariamente dedicados ao diagnóstico, intervenção e acompanhamento de doenças raras, a Raríssimas entende reunir condições para atuar num patamar de excelência, desde que garantidos os meios necessários.

 

 

Utilizadores online: 81

Total de visitas: 451506

2017 © Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras